O que é um Balanço Social?
É uma publicação para tornar pública a responsabilidade social da sua empresa, sendo uma forma de análise da preocupação da mesma com a sociedade em geral.
Por meio desse demonstrativo, que deve ser elaborado anualmente, seu empreendimento mostrará os projetos e ações voltados aos colaboradores e à comunidade.
Como surgiu?
Nos anos 60, nos EUA e na Europa, o repúdio da população à guerra do Vietnã deu início a um movimento de boicote à aquisição de produtos e ações de algumas empresas ligadas ao conflito. A sociedade exigia uma nova postura ética e diversas empresas passaram a prestar contas de suas ações e objetivos sociais. A elaboração e divulgação anual de relatórios com informações de caráter social resultaram no que hoje se chama de Balanço Social.
No Brasil, a ideia começou a ser discutida na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros Balanços Sociais de empresas. A partir da década de 90, corporações de diferentes setores passaram a publicá-los anualmente.
Por que fazer?
Os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes. Por isso, ter acesso e poder analisar o histórico das práticas sociais da empresa com a qual eles desejam iniciar um negócio, é sem dúvida, algo que conta muitos pontos. O Balanço Social colabora com a transparência da empresa, que mostrará que suas práticas são legais, o que é um fator fundamental na construção de maiores vínculos com a sociedade, negociadores, clientes, colaboradores e todos que compõem a estrutura básica para o sucesso de um empreendimento.