Skip links

A importância da assessoria de imprensa

Por Virgínia Origuela em 16/02/2010 na edição 577 Observatório da Imprensa

A assessoria de imprensa é uma ferramenta do jornalismo em si que liga de forma direta a notícia com a mídia. Ela pode e deve ser utilizada pelas empresas de pequeno, médio e grande porte. Não podemos confundir o assessor e seu trabalho com publicidade, pois a assessoria leva de forma clara a notícia. Já na publicidade, ele vende propaganda, ocupa boa parte dos espaços, da mídia e da imprensa com marketing, enquanto o assessor noticia, divulga em forma de noticia, colunas, releases.

Existem alguns aspectos que fazem parte da assessoria. Eles são: o press kit, ou press imprensa, um pacote empresarial que conta informação e algum aspecto promocional. Temos também o mailing list, ou mala direta, também conhecida como lista de correio, entrevistas coletivas, questões de sociabilidade e questões sociais.

Ela surgiu entre a década de 60 e 70 e veio para ficar. Conforme a globalização, desde então, vem sofrendo alterações e melhorias. O papel do assessor hoje continua sendo importante como era antes, porém as novas tecnologias e meios de comunicação tornaram o trabalho do assessor em algo mais “complexo”. Não basta ser criativo: é preciso saber abordar, conduzir, noticiar, ser sociável, ter contatos, agilidade, ética, clareza e, principalmente, saber diferenciar tais notícias e acontecimentos.

A empresa e o empresário

Pela qualidade e constância do trabalho do assessor de imprensa, ele tende a levar até a mídia a postura da empresa e melhorar sua imagem, seus valores perante a sociedade em si. Tornam pessoas, personalidades, empresas, órgãos públicos, a serem vistos e bem lembrados.

Leia a íntegra do texto em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a-importancia-da-assessoria-de-imprensa

Leave a comment