Skip links

O que é Assessoria de Imprensa?

A assessoria de imprensa tem como objetivo divulgar serviços, produtos e conquistas da sua empresa nos veículos de comunicação, não com anúncios pagos, muito menos matérias compradas, mas com notícias de interesse público que possuem alguma relação com o seu negócio.

Assim, cabe ao assessor de impressa apurar todos os fatos relacionados ao empreendimento, e a partir daí, distinguir o que é de interesse da população. A partir da definição do que é de interesse público o jornalista elabora releases, notas, sugestões de ou seja, um texto com as informações gerais do assunto selecionado, que será encaminhado para imprensa.

Ao chegar ao veículo de comunicação o texto é novamente avaliado, agora pelo veículo, que define como a matéria será abordada, e se será necessário mais informações ou mesmo uma entrevista para aprofundar o assunto.

Quando necessário o veículo entra em contato com o assessor, que deve apurar as informações pedidas ou agendar a entrevista com algum técnico responsável pelo assunto.

A FV2 Comunicação, por exemplo, presta o serviço de assessoria de imprensa para o Shopping Plaza Macaé, por tanto, a maior parte das matérias publicadas nos veículos de comunicação da região relacionadas ao Shopping partem do trabalho de apuração realizado pelos jornalistas da FV2, e seguem para o desenvolvimento nas redações da imprensa da região.

Ou quando os jornalistas desejam fazer uma matéria sobre um assunto definido pelo próprio veículo, os mesmos, entram em contato com a FV2, que fornece as informações, agenda entrevistas ou visitas.

Por que obter um serviço de assessoria de imprensa?

Quando uma ação positiva da sua marca é veiculada na imprensa, isso, desperta a curiosidade de possíveis clientes, que passam a querer saber quem é aquela empresa, o que faz, como faz, e etc. Se, ao se aprofundar, esse “futuro cliente” capturar uma imagem positiva, sem dúvida, ele passará contratar os serviços da empresa.

Mas, o trabalho do assessor também vale para o caso de ações negativas publicadas sobre a empresa, que precisará reverter o quadro esclarecendo os fatos de maneira rápida, sem deixar que a situação piore.  Isso é o que chamamos de Gerenciamento de Crises e que trataremos num futuro post.

Leave a comment